Thursday, September 12, 2013

O Caçador de Pipas, por Khaled Hosseini

                                             Sinopse
O livro conta a história da amizade entre Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
  
     "O Caçador de Pipas" consiste em uma narrativa emocionante do início ao fim, um incrível romance de estreia do autor Khaled Hosseini, que apesar de ter sido lançado em 2007, até hoje envolve leitores de todo o mundo.
     A obra trata da história de dois meninos afegãos, Hassan e Amir, que viviam na época de 1970, quando seu país ainda não havia sido tomado pelas forças do Talibã e dos ataques comunistas. Eles viviam uma vida feliz, apesar da grande diferença social que havia entre eles, por serem de classes e etnias diferentes. Eles viviam praticamente juntos e compartilhavam de uma boa amizade, porém, Amir sempre teve uma vida mais avantajada, por ter nascido rico e em uma boa família, mas não tinha o que mais queria que era a apreciação e o carinho de seu pai. Hassan, seu amigo hazara,sempre foi mais valente e corajoso, e sempre protegeu o amigo. Hassan é representado como uma alma ingênua e pura, de um caráter humilde.
     No inverno de 1975 ocorre um evento que mudaria a vida dos dois meninos para sempre; após um campeonato de pipas, Hassan prova sua lealdade e amizade por Amir, porém, acaba sendo traído por este, que tenta corrigir seus erros, que só se tornam maiores. Em um meio de traições e sofrimento, o Afeganistão é tomado pelas forças talibanesas, que trazem desgraças e mortes e destruição para os afegãos, que nunca mais viriam a vida que levavam até a época de 1970.
    Os dois meninos crescem, e Amir viaja para os Estados Unidos, e eles perdem o contato. Mas as lembranças sempre estiveram ali: erros do passado que atingiriam o futuro mais do que eles imaginavam. 
     O Caçador de Pipas foi escrito por um autor afegão que também viveu nos Estados Unidos, e leva o leitor a enxergar tudo o que ouve-se falar sobre a cultura muçulmana e os sofrimentos dos países do Oriente Médio de uma forma diferente, vemos tudo através do olhar deles, daqueles que estiveram lá e sofreram. O leitor tem a oportunidade de ser imergido na cultura afegã, com um texto rico em palavras em farsi, e items da cultura do Afeganistão. Através desses diferentes olhos, o leitor passa a enxergar como o Afeganistão era antes de ter sido tomado por forças opressoras, e após,  pode observar o impacto que isso teve na vida das pessoas que lá habitavam, e ainda, O Caçador de Pipas pode quebrar pré-conceitos que, inevitavelmente, (desde sempre e principalmente depois do ataque às Torre Gêmeas em 11 de Setembro de 2001), são encontrados no Ocidente em relação ao Oriente Médio. 
     Admiro muito esta obra de Khaled Hosseini, a qual me envolveu mais do que as expectativas que tinha pelo o livro. O Caçador de Pipas é uma leitura forte, e pesada, porém traz muitas boas mensagens, e possui uma trama envolvente, que prende o leitor do início ao fim.


Trechos: " E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é."
" Mas é melhor uma verdade que dói do que uma mentira que conforta."
" No Afeganistão, ter alguma coisa que viesse dos Estados Unidos,e , principalmente, que não fosse de segunda mão, era sinal de riqueza."
" Quando você mata um homem, está roubando uma vida. Está roubando da esposa o direito de ter um marido, roubando dos filhos um pai. Quando mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando trapaceia, está roubando o direito à justiça. Não há ato mais infame do que roubar."
" Pode ser injusto, mas o que acontece em poucos dias, às vezes até uma única vez, pode alterar o rumo da vida inteira, Amir."
" Sempre dói mais ter algo e perdê-lo do que não ter aquilo desde o começo."
" Mas o tempo pode ser uma coisa bem voraz - às vezes se apodera de todos os detalhes só para si mesmo. "
" Só permitem que alguém seja assim tão feliz se estão se preparando para lhe tirar algo."


Depressão pós-livro: 98%
Avaliação Final: 95%

    

17 comments:

  1. Esse livro é uma graça! Tem muitas passagens marcantes e realmente emociona. O filme também vale muito a pena, apesar de (obviamente) não superar o livro. Belíssima história. Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Adorei a sinopse,achei o livro super interessante e deve ser algo bem legal de ler *-*
    Beijos...
    http://garota--encantada.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Já li esse livro, ele é realmente PERFEITO.
    E não acho que o filme passe tanta emoção como o Livro.
    Beijos
    http://justacupcake1.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Amei o seu Blog :)
    Passa lá no meu: http://girldelirio.blogspot.com
    Ficarei muito feliz.
    Fanpage: facebook.com/girldelirio

    ReplyDelete
  5. Adorei saber e conhecer mais sobre esse livro. Gostei muito da sinopse dele. Vou procurá-lo para ler. Parabéns pelo blog! :)

    ReplyDelete
  6. Sempre tive interesse em ler esse livro :D
    Ele deve ser demais!!!!
    Beijinhoss
    http://www.4youbooksmania.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Olá, primeiro de tudo desculpa a demora pra retribuir o comentário... correria da faculdade acabou comigo rs
    Ai, esse livro! já li ele e realmente apesar de forte trás mensagens maravilhosas.
    Beijos, Silvia
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  8. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  9. Bruna S.: Ah, é verdade, raramente o filme supera o livro. Obrigada! Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Just a CupCake: Verdaaade. Ah, deve ser mesmo, o livro sempre emociona mais do que o filme. :)

    ReplyDelete
  11. Girl Delírio: Oh, obrigada! Passarei sim :) Beijinhos

    ReplyDelete
  12. Regina Bessa: Obrigada! Leia sim, você vai gostar muito! Beijinhos

    ReplyDelete
  13. 4 You Books: Leia sim, super indico, vale a pena! Beijinhos

    ReplyDelete
  14. Silvia da Cruz: Ele traz sim ótima mensagens, muito bom. Obrigada pela visitinha :) Beijinhos

    ReplyDelete
  15. Esse livro é excelente!!!

    Beijinhos
    já seguindo
    Venha conhecer o meu blog também... blogdiariocolorido.blgospost.com.br

    ReplyDelete
  16. Diário Colorido: É sim, com certeza! Beijinhos

    ReplyDelete