Saturday, January 18, 2014

A Menina que não Sabia Ler, por John Harding

A Menina Que Não Sabia Ler


Sinopse
1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


     John Harding surpreendeu-me e emocionou-me com uma história que eu diria levar uma pitada de Stephen King e A Menina que Roubava Livros.
    Florence, a menina que não sabia ler, ou até onde todos sabiam, ela não lia, é a protagonista de uma história que começa na Nova Inglaterra em 1891. Ela e seu irmão Giles são meio-irmãos órfãos de pai e de mãe, e vivem sob a custódia de seu tio, o qual sempre os negligenciou, numa mansão em Blithe que mais parece um castelo afastado da cidade. Por motivos até então desconhecidos, seu tio enviara ordens para que Florence nunca fosse alfabetizada. Quando seu irmão é enviado a uma escola na cidade, ela passa a fazer do tédio uma busca ao conhecimento. Aprende sozinha a ler, aprende vários idiomas e é apaixonada por vários livros e autores consagrados; porém, vive no dilema de esconder isso dos criados e funcionários da casa.
    Quando seu irmão é expulso da escola e lhe é conferida uma governanta, a vida de Florence muda. Após a morte da preceptora anterior na casa, a nova funcionária, sr.Taylor, traz um novo mundo de preocupações e horrores pra vida de Florence, e o único amigo que lhe resta, o único confidente, são os livros. 
     Florence reúne várias pistas e informações e arrisca-se a entender seu passado e seu presente: o que são as premonições com as quais ela vive? O que a nova preceptora esconde? Por que proibiram-lhe de ler?
    Todas essas informações são fervorosamente buscadas por Florence, e a história chega a um ponto em que o leitor deve decidir se o fim é fruto da imaginação da personagem, ou se de fato ocorreu. Uma questão fantasiosa pode ser interpretada de várias maneiras, e Florence deixa esse barco pro leitor responder.
     Não classifico "A Menina que não sabia Ler" como um livro extraordinário pelo seu tom subjetivo e fantasioso que ao mesmo tempo que pode encantar um leitor, pode desnortear outro. Este é o tipo de história que se encaixaria melhor nas telas de cinema do que nas páginas de um livro por simplesmente não carregar um significado maior consigo, e esse funcionamento é típico dos filmes: um enredo mais superficial do que histórias de livros.

Depressão pós-livro: 40%
      Avaliação Final: 77%        



Confira quem já leu e os comentários para este livro: Orelha de Livro.

14 comments:

  1. Eu li esse livro e gostei muito, achei muito bom de ler!

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Se o enredo e a abordagem forem parecidos com o estilo de um filme, então essa história poderia virar filme, né? rsrsrsrsrs
    Ótima resenha.
    Marcelo Cabral
    literaturasentimental.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola:-)
      Sim, essa história deveria ter sido adaptada para o cinema haha
      Um abraço

      Delete
  3. Oie! :)

    Eu sempre vejo esse livro em promoção, e devo dizer que meu dedo já coçou muito para comprá-lo, mas nunca o fiz porque dificilmente se vê blogueiros falando dele por aí... E enfim. Eu gostei muito da sua resenha, e fiquei curiosa com esse fim que pode ser da imaginação ou não! E imagino que deva mesmo ser um livro muito bom para ser adaptado. Quero muuuuito ler, apesar de tudo!

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Você devia lê-lo sim, não irá se arrepender!
      Beijinhos

      Delete
  4. Poxa gostei. Acho que é mesmo parecido com A menina que roubava livros. *-*

    BLOG: NAHBOA?!

    ReplyDelete
  5. Olá Sté :)
    Adorei sua resenha!
    Mas, infelizmente, não sei se conseguiria ler o livro. Não faz muito meu estilo de leitura :/
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola:-)
      Obrigada! É , cada um tem um gosto né:-)
      Beijinhos

      Delete
  6. Eu li faz um tempão, mas lembro bem que curti a leitura.
    Você tem razão na parte do desnortear, realmente me senti assim algumas vezes, mas eu gosto disso.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola:-)
      É , as vezes isso pode ser boom!
      Beijinhos

      Delete
  7. Sou louco para ler esse livro,já está na minha lista há algum tempo,mas ainda não tive a oportunidade de comprar.

    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  8. Ola:-)
    Leia siiiim, não vai se arrepender!
    Beijinhos

    ReplyDelete