Sunday, February 16, 2014

O Casamento, por Nicholas Sparks




Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane,contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em "O casamento", Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.


     Sou a pessoa mais suspeita para falar de Nicholas Sparks, mas após esta leitura, estou atônita em como este autor sempre se renova e em cada obra sua, uma nova mágica acontece. "O Casamento" é o melhor de Nicholas Sparks que já li, retrata o amor e o compromisso de uma aliança de uma forma incrível. 
     Wilson chega a um ponto de sua vida que seu casamento de 30 anos está desgastado e rotineiro. Ele e Jane moram em New Bern, uma cidade pequena da Carolina do Norte, onde criaram seus três filhos. Sua convivência tornou-se de um caráter indiferente, não havia mais o interesse do início, e Wilson se vê na necessidade de tomar uma atitude perante essa situação quando esquece seu aniversário de 29 anos de casamento. Como um homem que nunca tivera muito talento para o romantismo, ele pede ajuda a seu sogro, Noah Calhoum, o protagonista do livro "Diário de uma Paixão", outro grande sucesso do autor. Noah, como um senhor experiente e prático especialista do romantismo, sempre conversava com Wilson, e lhe orientou em relação ao seu casamento desgastado; e a partir daí, tudo começou a mudar.
     Como todo casamento e relacionamento entre duas pessoas, não é de um dia para o outro que se alcança uma grande mudança, e Nicholas Sparks trabalhou muito bem esse ponto. Wilson estava determinado a mudar, e não poupou esforços para isso. Ao contrário de muitos casais, ele não parou e apontou o dedo para sua mulher colocando toda a culpa das falhas da relação em cima dela; ele mesmo as assumiu e correu atrás da mudança. Não que a culpa fosse toda dele, mas percebemos aqui que quando mudamos, a outra pessoa também tende a mudar, é o velho conceito da física de Ação e Reação. Desta forma, Wilson bolou um plano perfeito para reconquistar sua mulher e construir um novo marido dentro dele. Claro que nada é perfeito e ele enfrentou adversidades no caminho, mas nunca desistiu.
     Primeiramente ele trabalhou em resgatar, junto com sua mulher, o que os levou a se apaixonarem um pelo outro. Foram desenterradas lembranças da primeira vez em que se viram, quando se conheceram, o que despertou o encanto. E resgatando essas lembranças, uma pequena chama já se acendia, pois a mágica do início era relembrada. Após disso, ele passou a focar naquilo que há de bom em sua mulher, em vez de sempre ressaltar os defeitos dela, como muitos maridos por aí fazem. Ele também trabalhou em sua aparência física, começou a caminhar todos os dias e até perdeu peso, haha. Novos esforços de sua parte na cozinha também tiveram seu espaço! E claro, ele também se concentrou em prestar mais atenção em Jane, perguntar sobre o seu dia, dar aquele ouvido que ela sempre precisou. E tudo isso foi um processo, ele primeiro trabalhou em si, depois naquilo que ele sabia que agradaria sua mulher, um passo de cada vez, sabendo que para que uma mudança seja realmente uma mudança, ela deve primeiro se tornar um hábito.
     Nos seus 30 anos de casados, Jane recebeu uma surpresa espetacular. Não somente espetacular, mas que marcara a vida dela para sempre, como um símbolo de um recomeço no casamento dos dois.
     Nicholas Sparks nos trouxe um livro com muitas lições e aprendizados sobre casamento e relacionamento, que podem e deveriam ser aplicadas por várias pessoas, que têm suas vidas sentimentais destruídas, e que talvez tivessem uma salvação se pequenas atitudes, como as de Wilson, fossem aplicadas. Nicholas mais uma vez se mostrou como um mestre do romance.

Confira o comentário de outros leitores sobre esse livro aqui.


Trechos: "Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação ás coisas que um faz pelo outro diariamente."
"Casamento é compromisso, é fazer algo pela outra pessoa mesmo que não se queira fazer."
"Aprendi que, apesar de ser fácil magoar quem amamos, é bem difícil fechar essas feridas. Mas o processo de cura dessas mágoas me proporcionou a experiência mais rica que já tive na vida, levando-me a acreditar que, embora eu tenha estabelecido expectativas altas demais para ser alcançadas em um único dia, menosprezei o que seria capaz de fazer ao longo de um ano. Acima de tudo aprendi que é possível que duas pessoas se apaixonem outra vez, mesmo quando existe entre elas uma vida inteira de decepções."



Depressão pós-livro: 100%

Avaliação Final: 100%


9 comments:

  1. Pô! Se vc recorreu até à física para descrever o livro, então ele deve ser muito bom. hahahahaha
    Realmente eu estou muito curioso para ler esse livro. Aprender mais como escritor, e como homem também como acontece com os romances do Sparks. :D
    Marcelo Cabral
    literaturasentimental.blogspot.com
    audioletraeimagem.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Hahaha é verdade, não sou nada fã de física..
      Sim, super recomendo que leia.
      Um abraço

      Delete
  2. quando a gente pensa que o sparks não pode mais surpreender vem ele e prova que agente tava errada! dá vontade de casar com um desses mocinhos que ele nos faz apaixonar

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Haha dá vontade sim né! Poie é, ele sempre surpreende!
      Beijinhos

      Delete
  3. Fico impressionada como as pessoas amam os livros do Sparks. Ainda não tive a oportunidade de ler.
    Big Beijos
    Lulu on the sky | Vote no nosso blog para o premio Top Blog 2013/2014 | Acerte Bolão do Oscar

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Leia algum livro dele, não irá se arrepender!!
      Beijinhos

      Delete
  4. Eu amo os filmes baseados nos livros do Nicholas Sparks, acho que já assiti todos mas nunca li um livro dele e preciso me decidir entre tantos e parece que esse é um forte candidato. E parece ser bem adequado para os dias de hoje onde vemos casamentos se desfazem cada vez mais e cada vez por motivos mais banais :/ uma relação que deveria ser de amor e companheirismo mútuo se desfazendo na primeira dificuldade.
    Adorei o indicativo depressão pós livro hahahah. E depois de dar uma olhadinha na barrinha lateral vi que ACDE recebeu 94% e o tio Nich ganhou 100% por "O Casamento", aumentou ainda mais minha vontade de ler o livro.
    Aaaah e outra coisa que achei bem legal foi o fato de personagens de outro clássico dele reaparecerem nessa trama. Viva o tio Nich rs
    Beijão e parabéns pela resenha e pelo blog.
    calcadeflor.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá:)
      Ah, com certeza há muitas opções do Sparks por aí, mas, dentre os vários que já li, este é o que vale mais a pena, devia começar por este!
      Este realmente vale a pena, te passa um aprendizado.
      Muito obrigada :)
      Beijinhos

      Delete
  5. Sou fã do Nicholas e esse livro foi um dos mais maduros que ele escreveu e mesmo assim encantador. Fiquei muito emocionada com o casal principal e na força do amor deles mesmo depois de tantos anos, é tocante.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ReplyDelete