Saturday, May 24, 2014

Casamento Blindado, por Renato & Cristiane Cardoso




Sinopse
Numa sociedade onde as pessoas vivem se divorciando para se casar de novo e vão sendo formados novos arranjos conjugais, parece um contrassenso falar em casamento para a vida toda. Porém, muitos acreditam que essa ainda é a modalidade de união mais sadia e sólida. No livro ‘Casamento Blindado ― O seu casamento à prova de divórcio’, Renato e Cristiane Cardoso defendem que é possível ter um relacionamento feliz e duradouro. Segundo o casal, que apresenta o programa ‘The Love School ― A Escola do Amor’, exibido aos sábados pela Rede Record, o segredo está na “blindagem”, ou seja, medidas de prevenção que podem evitar a separação e fortalecer os laços.

Renato e Cristiane compartilham sua longa experiência adquirida durante os anos em que aconselharam milhares de casais. Casamento Blindado ― fruto do curso de mesmo nome, ministrado pelos autores ― explora as diferenças entre o homem e a mulher, analisa as raízes principais de discordâncias e brigas, identifica as oportunidades de demonstrar carinho e cuidado, e apresenta situações reais que os autores viveram ou testemunharam.

     Este é um dos melhores livros que já li - dotado de sabedoria e inteligência prática para os relacionamento. Útil e eficaz para a solução de problemas no casamento - que deve ser o grande investimento de um casal.
      Já no início, os autores explicam um método de dez passos para resolver problemas, os quais possuem um guia central: o uso da razão em vez da emoção. Em uma briga, desentendimento com o parceiro, devemos estabelecer o controle sobre nossas emoções, pois elas são ingratas, levam-nos a dizer o que nem sempre pensamos, e podem ferir a outra pessoa, de forma que nos arrependamos posteriormente; ou mesmo aquele sentimento de querer vencer a guerrinha. Ás vezes elevamos a voz, fazemos de tudo para sairmos da briga como vencedores. Devemos usar a razão e refletir: quero sair vencedor ou feliz, de bem com meu parceiro? Ao utilizar a razão impomos controle sobre nós mesmos e focamos na resolução do problema: qual foi a sua raiz? O que podemos fazer para consertá-lo? O que vamos fazer para que ele não se repita? 
        Acho muito interessante a análise que os autores fizeram das diferenças entre o cérebros masculino e feminino. As mulheres funcionam com uma mente em que tudo está interligado, conectado - o almoço está ligado ao trabalho, que está ligado á mãe, que está ligado a um vazamento no banheiro, por exemplo. Elas sempre estão pensando em algo, seu cérebro faz milhares de conexões por dia, daí sua tendência ser detalhista. Já os homens possuem diferentes áreas em diferentes caixinhas. Há uma caixinha para o carro, para o trabalho, para a esposa, etc, e ele abre uma caixinha por vez.  O curioso aqui é que também há uma caixinha para o nada. Exatamente isso, o nada. Há momentos em que para desestressar, o homem entra nessa caixinha e não pensa em nada. Já a mulher tem a necessidade de falar, colocar para fora tudo aquilo em que está pensando - para não 'explodir', digamos. Através dessa e outras análises, compreendemos muitas características do homem e da mulher que vêm a ser muito úteis no dia-a-dia para o entendimento do outro, ou seja, fundamental para um relacionamento. 
       Outro ponto abordado no livro que acho importante ressaltar é o fato de não sermos capazes de mudar alguém, por mais que a mídia e todos nos digam isso. Se alguém muda é porque ele mesmo quis, e não por causa de você. Então, se há problemas no seu relacionamento, procure mudar assim mesmo, e consequentemente seu parceiro mudará também. É claro que esse processo leva tempo, mas vale a pena.
       Acima de todas as dicas, conselhos, métodos e processos ensinados no livro, há um fato: casamento é sacrifício. Sacrifício de ceder sua vontade. Sacrifício de mudar para se adaptar ao outro. Sacrifício de se doar. Muitos acreditam que sabem desta parte. Saber na teoria é uma coisa, na prática, é outra.
       Aconselho a leitura deste livro a todos os solteiros que pretendem se casar, noivos e casados. É um livro interessantíssimo, prático, inteligente e muito útil, além de ser uma leitura leve e divertida.

Quer saber o que outros leitores acharam deste livro? Clique aqui.


Depressão pós-livro: 90%
Avaliação Final: 100%

3 comments:

  1. Sou louca para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    Beijinhos
    :)

    cariocaemportugal.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Espero ler, mesmo sendo adolescente, é bom conhecer mais.
    Abraços
    http://aprateleira2014.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Caramba.. Confesso que nunca tinha me interessado nesse livro, mas eu adorei muito a sua resenha, e creio que vou gostar do livro também. Esse lance de não ter como mudar alguém é pura verdade. Se alguém mudar por outra pessoa, é forçado, e não vai durar muito tempo dando certo. A própria pessoa tem que perceber os erros que anda cometendo, e mudar por vontade própria.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ReplyDelete