Saturday, October 4, 2014

Um Porto Seguro, por Nicholas Sparks




Sinopse
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.



     Apesar de ser há bastante tempo uma grande fã de Nicholas Sparks, "Um Porto Seguro" permaneceu intacto em minha estante por vários meses. Livro veio, livro foi, e nunca me animei com a sinopse; até que chegou sua hora. Pra variar, não me decepcionei nem um pouco e fui completamente pega de surpresa com a capacidade deste autor brilhante de me prender a suas histórias; histórias as quais sempre são romances, mas que o abordam de diferentes espectros. Há muito mais adrenalina e suspense nesse livro do que a capa indica, ou a sinopse, que não representa nem um quinto de sua qualidade.
     Katie é a mais nova cidadã de Southport, uma cidadezinha no interior da Carolina do Norte. Ela chega a cidade guardando grandes mistérios sobre seu passado e com o profundo objetivo de começar a vida do zero nesta pequena cidade. Com o passar do tempo, ela consegue criar suas raízes e sua independência no local, o que ocorre quando o destino, ou a própria sorte lhe aproxima de Alex, o dono da loja de conveniência do local. Ela descobre nele um Porto Seguro para se apoiar dali em diante em sua nova jornada, ao apaixonarem-se um pelo outro, mesmo com suas dificuldades pessoais. O que ela não imaginava era que seu misterioso passado a perseguiria e viria atingir as pessoas que agora ama, e ela tem de aprender a lidar primeiramente consigo mesma ao ter de enfrentar seus grandes medos do passado.
     Há muito mais nesta história do que ela transparece, e essa é mais uma prova de que Sparks é um excelente autor em sua categoria. O livro carrega uma trama doce e grandiosa, e sua narração, apesar de ser dada em terceira pessoa, trabalha tão bem com a transfiguração dos sentimentos e circunstâncias de cada personagem que muitas vezes o leitor se vê mais próximo dele do que se o livro fosse narrado em primeira pessoa. Esta é mais uma qualidade elogiável de Sparks.
     Um Porto Seguro está em segundo lugar nos meus favoritos do autor, só perdendo para O Casamento, o qual realmente apresenta uma lição de vida. Entretanto, esta obra orquestra muito bem romance com ação e suspense, o que enriquece demasiadamente a leitura.
     O livro recebeu uma  adaptação para o cinema este ano, que vale a pena ser conferida.

Quer saber o que outros leitores estão comentando sobre este livro? Clique aqui.


Depressão pós-livro: 70%
Avaliação Final: 97%

1 comment:

  1. Confesso que nem tenho muito interesse nesse livro; acho que acabei cansando dos livros sempre bem parecidos do autor. Mas nossa, se virou o seu segundo favorito, é porque deve ser bom mesmo! Adorei sua resenha, e fiquei bem curiosa agora

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Fangirl" no blog, vem conferir!

    ReplyDelete