Sunday, January 17, 2016

Álbum de Casamento, por Nora Roberts



Sinopse
Primeiro livro da série Quarteto de Noivas, 'Álbum de Casamento' conta uma linda história de amor, amizade e família – e daqueles momentos imprevisíveis que transformam uma imagem bonita numa verdadeira obra de arte. Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.


     Como uma autora altamente aclamada pelo mundo literário, Nora Roberts sempre me despertou a curiosidade sobre o diferencial de suas obras com relação à outros livros da categoria de romance, principalmente pela quantidade de obras publicadas nessa linha pela autora. "Álbum de Casamento" é o primeiro de uma série de quatro livros que trazem a história de quatro melhores amigas que se conhecem desde pequenas, e já adultas são donas de uma empresa que gerencia e organiza casamentos, a Votos.
    Fugindo da realidade predominante nos meios de mídia e comunicação que expõem o homem como líder, ou sempre com uma posição superior ou privilegiada, a série "Quarteto de Noivas" de início já me conquistou por esse detalhe que faz toda a diferença ao trazer quatro mulheres como protagonistas nas histórias. 
     Desde crianças sonhando e brincando com casamentos de mentirinha, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac alcançam o que o destino já previa: elas fundam a Votos, empresa de casamentos bem-sucedida no seu ramo de atuação. Estando cada uma responsável por uma área específica, todas trabalham como excelentes profissionais e melhores amigas. Mackensie, a quem "Álbum de Casamentos" é dedicado, é a fotógrafa da empresa tendo um talento nato para ângulos e iluminação. 
     Por ter crescido em uma família desestruturada com um pai ausente e uma mãe que se divorciava e casava várias vezes, Mac nunca teve muita fé no amor. Ela não acreditava que os casamentos que realizava, e as fotos dos casais felizes e animados para o Grande Dia fossem de fato algo duradouro. Sendo assim, ela nutria uma desestabilização interna, em conflitos com ela mesma e com o amor em si. Quando Carter Maguire, antigo colega de escola, aparece em seu estúdio por conta de sua irmã estar se casando pela Votos, o mundo de Mac começa a ser revolucionado e ela inicia uma busca não só pelo amor, mas por si mesma.
     Acho bastante interessante a autora ter ressaltado um ponto que acho essencial para um relacionamento: cada um deve se conhecer e confiar em si como pessoa, ser completo consigo mesmo para que então possa vir a completar outra pessoa. Buscar a outra metade não sendo um inteiro usualmente leva a conflitos no relacionamentos - não necessariamente inciais. A busca pelo eu é fundamental para se chegar ao nós.
    Carter Maguire, professor de inglês na mesma escola em que cresceu, traz uma segurança que Mac desconhecia, e a compreende e respeita seu caminho de busca por si. Eles sofrem uma atração desde os primeiros momentos em que se revêem, e começam uma história que passa por altos e baixos até chegar ao ponto da constância. 
     Apesar de a história ser cativante e sua ideia muito boa, comparada com outros livros de romance (Como a série Os Bridgertons de Julia Quinn), Nora Roberts deixou a desejar em termos de conteúdo. Um fator que pode prender bem o leitor é sua escrita leve e dinâmica. Contudo, a obra poderia ser muito mais interessante e trabalhar mais afundo as lições que traz. A ideia de trazer personagens femininos marcantes e protagonistas, e um personagem masculino nada clichê é sim uma inovação para o mercado de romance, que por convenção está estufado de linhas óbvias. Como o primeiro livro que li da autora Nora Roberts, pude apreciar mais sua escrita do que sua obra, e sustento assim esperanças maiores para os próximos livros da série. 


Trechos: "Há coisas na vida que escapam ao nosso controle. Podemos fazer disso uma festa ou uma tragédia."
"Momentos vêm e vão, pensou. É o amor que une todos eles para formar uma vida."



Depressão pós-livro: 95%
Avaliação Final: 88%




No comments:

Post a Comment